Forum Opala Clube de Mogi Mirim

Lentes de Acrílico - Informações Básicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lentes de Acrílico - Informações Básicas

Mensagem por Admin em Sab Jan 12, 2013 9:22 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Antes de pôr a mâo na massa, segure o ímpeto, e aprenda um pouco sobre o material que constitui as lentes das lanternas do seu carro, pode ser bastante esclarecedor. E com certeza irá ajudá-lo a obter um resultado bem melhor.

Como são fabricadas as chapas de acrílico
As chapas de acrílico são produzidas a partir do monômero de metacrilato de metila, pelo processo de moldagem entre moldes de vidro, aonde apresentam formidável planimetria de espessura. Possui total claridade ótica e excelente transmissão de luz, que mesmo exposta em ambientes abertos com instabilidade de temperatura, resistem mais de cinco anos sem alteração de coloração. Assim como o alumínio, policarbonato e materiais sintéticos, o acrílico arranha ou risca da mesma forma. Entretanto, há uma diferença entre o acrílico e os outros materiais, que é possível eliminar os riscos facilmente com um simples polimento, restaurando o seu inigualável brilho original. Tem versatilidade em adquirir formas por diversos métodos construtivos, como dobrar, moldar, e vários acabamentos como pintura e serigrafia. Acrílico é o material mais usado a nível mundial, na fabricação de led´s, expositores, displays, artigos promocionais e sinalizadores, graças a liberdade de criação que o material oferece.

Cuidados e limpeza do acrílico Shocked
O acrílico é fracamente resistente ao álcool etílico, benzina e benzeno. Não é recomendável limpar o acrílico com álcool, onde poderá ocorrer rachaduras internas. Não resistem também à acetona e ácidos contidos em combustíveis minerais. Na limpeza, deverá utilizar água e sabão neutro ou detergente, evitando usar esponja que arranhe ou pano áspero. Após, fazer o polimento com flanela macia ou produto específico para acrilicos.


Mais informações
- Durabilidade inigualável mesmo exposta ao tempo (sol, chuva, etc) Nenhum outro plástico dura tanto.
- Brilho e transparência excelente. What a Face
- Resistência ao impacto dez vezes maior que o vidro.
- Ampla faixa de temperatura de trabalho de -40ºC a 80ºC.
- Tem transmissão de luz excepcional.
- Acrílicos riscam com relativa facilidade, podendo ser também polidos. Evite qualquer contato com objetos rígidos e abrasivos.
- Embora o acrílico tenha boa resistência química, solventes existentes em vários produtos de limpeza, podem ataca-lo. Utilize apenas água, detergente neutro e pano suave.
- Trate o acrílico com carinho e ele ficará sempre belo e brilhante.
- Riscos na superfície do acrílico prejudicam o brilho e a transparência.
- Polindo-se suavemente o material com lixa d'água extra fina e aplicando-se uma pasta polidora para plásticos, pode-se recuperar o brilho e a beleza.
- Os acrílicos dilatam e contraem mais que a maioria dos materiais. Tensionar o acrílico em excesso aumenta o risco de crazing (rachaduras internas).

As propriedades de cada material em comparação

ACRÍLICO
92% transparência
Ótima transparência, excelente resistência a intempérie, fácil de trabalhar, excelente cor e brilho nas bordas, é possível eliminar eventuais riscos e fácil de limpar.

PET/PETG (o mesmo plastico empregado em vasilhames e tupperware)
88% transparência
Excelente modeabilidade, muito boa transparência, boa maquinabilidade, resistência regular à intempéries e pouca cor e brilho nas bordas

POLICARBONATO
84% transparência
Excelente resistência a impacto, fácil de curvar a frio, discreta resistência a intempéries, pouca cor e brilho nas bordas, difícil de moldar, risca com facilidade e não há como reparar.

POLIESTIRENO
82% transparência
Excelente moldeabilidade, pouca transparência, baixo custo, pouca resistência a intempérie, se risca facilmente e não há como reparar. Difícil de limpar.

VIDRO
84% transparência
Excelente resistência à intempéries, a combustão e riscos, fácil manutenção e limpeza, ótima rigidez em grandes planos. Fácil de quebrar e perigo de estilhaçamento, modelamento difícil e limitado curvado ou maquinado, muito pesado para a manipulação e instalação, muito difícil de reparar rachaduras

Por tudo isso, amigos, pensem melhor antes de sofrer na busca por piscas e lanternas novas do seu Opala. Talvez com um pouco de capricho, voce possa recuperar as que estão no carro. Smile
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 11
Pontos : 26
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 46

http://ocmm.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum